sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A viagem de Autocarro

Quando entrei naquele autocarro no dia 17 de Fevereiro, estava longe de imaginar que aquela seria "A Viagem de Autocarro". Este dia ficará para sempre guardado na minha memória, bem como nos arquivos deste blog.
Eram 19 horas, e após unas belas noites a celebrar o Carnaval nas Caldas da Rainha, voltava para Aveiro de autocarro. Acomodei-me num banco, e preparava-me para uma longa e aborrecida viagem, quando o feedback de um microfone me desperta do tédio. Nas colunas ouve-se:
"Boa noite senhores passageiros, o meu nome é Tiago. São 19 horas e vamos dar início à nossa viajem..."
Até aí uma normal introdução... eis então que começa um festival de stand-up, partilha, críticas à empresa, e "miminhos" aos passageiros.
Tiago começou por refilar sobre o horário de chegada e as condições meteorológicas não favoráveis, convidando os senhores de "cu gordo" que estão nas secretárias e fazem os horários, a andarem de autocarro. Mas Tiago não foi só críticas, Tiago afirmou que não gostava de pessoas mal-dispostas no seu autocarro, e que se alguém não estivesse bem, para o avisar.
Tiago incentivou as pessoas a praticarem a reflexão, e a esquecerem os problemas da vida. Aproveitarem aquelas horas para "arrumar" os seus problemas, de modo a terminarem a viagem com um sorriso no rosto.
Tiago convidou as pessoas a porem o cinto de segurança, isto porque a guarda "embirra", porque para tratar da segurança estava lá ele. Tiago afirmou que cuidava de nós como se fôssemos seus filhos, e para consideramos a viagem de autocarro, um passeio em família.
Tiago, e após algumas pessoas referirem que as pessoas não estavam sentadas no número de lugar correspondente, contou a trágica e hilariante história de duas senhoras de idade, que andaram "à chapada" por causa de um lugar.
Tiago referiu que as pessoas poderiam comer no autocarro, desde que não sujassem nada! E contou que uma vez, uma família cigana se tinha "esquecido" de uma fralda no banco. Mas Tiago não é racista, Tiago referiu que tem amigos ciganos, e que até gosta de música cigana. Além de referir que é um pacifista, e que não gosta de violência.
E muito mais... Tiago foi alternando momentos de silêncio, com verdadeiras pérolas de sabedoria, perspicácia e humor. Resumindo, Tiago foi um verdadeiro entertainer, um contador de histórias... que fez com que aquela viagem de várias horas, passa-se a voar...
blog comments powered by Disqus