quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Medo Não Me Assiste

Boa tarde,

Não sei se já tiveram a oportunidade de ver um vídeo, onde um jovem visionário, irreverente e corajoso - de nome Hélio - montado num longboard, desce uma estrada, enquanto é filmado por um grupo de amigos.
Para os que não viram, e para os que viram, mas querem rever, fica o mesmo abaixo:



Este vídeo atingiu uma enorme popularidade no youtube, e foi difundido continuamente nas redes sociais, levando mesmo à criação de grupos de fãs no facebook, artigos em jornais, e a jogos de entretenimento na web.

Mas o que não foi dito, e merece ser salientado, é que este vídeo é muito mais do que um momento de cromice exacerbada... este video - para mim - é uma lição de vida, o exemplo de um momento e de um ser excepcionais.
No momento em que Hélio pressente que começa a perder o controlo do skate, não começa a praguejar... quando percebe que já não se vai aguentar muito tempo de pé, não se preocupa consigo mesmo, com o facto daquele momento embaraçoso ficar registado em vídeo... quando interioriza que terá um encontro imediato com o ponto de controlo de gravidade, a que se dá o nome de chão, e num momento extremo de altruísmo, responsabilidade humana, e amor pelo próximo, Hélio pede a Guedes que saia da frente!
É verdade que muito provavelmente se iria magoar... mas Hélio não teme por si! Hélio teme pelo seu amigo, o seu companheiro, aquela pessoa que sem ter culpa se poderia ver envolvida num choque, e que não merecia sofrer pelos seus actos radicais.
Temos muito a aprender com Hélio... Não em termos de manejo de longboard, porque ficou claro que Hélio precisa de melhorar esse aspecto... Não na forma como escolheu criteriosamente o sítio conde iria embater após o despiste, embora o tenha feito muito bem... Não na forma confiante - e um pouco arrogante - como arranca para a sua saga... Mas sim em termos de humanidade, respeito e amor pelo próximo.
Um bem haja Hélio
blog comments powered by Disqus