segunda-feira, 21 de setembro de 2009

É isto que se sente?

Sempre tive o protagonismo no seio familiar, eu era a estrela da companhia, considerado o mais inteligente de dois irmãos, o mais ponderado, o mais maduro. Recebia os mais rasgados elogios nas reuniões de pais, sempre fui considerado o mais simpático, e com mais capacidades.
A hora de jantar lá em casa era pensada segundo os horários das minhas actividades extra-curriculares, e todos esperavam por mim.
Bem, a verdade é que fui sempre o mais mimado da família, e vivia bem com isso, muitas vezes fui agressivo porque as pessoas não faziam as coisas à minha maneira, e tive atitudes muito estúpidas, de que hoje em dia olhando atrás me envergonho.
Não sei se por esta conjugação de factores, fui-me tornando um pouco egoísta e egocêntrico...

Hoje foi um dia feliz para mim, hoje fui altruísta, e pus os interesses dos outros à frente dos meus, fiz algo por alguém sem esperar receber nada em troca, e estou a tentar viver em segundo plano, dando protagonismo a outras pessoas na minha família, que neste momento o merecem mais do que eu.

Sinto uma certa evolução na minha personalidade, fruto talvez da consciência que existem muitos aspectos que devo melhorar, estou a aprender a parar para ouvir as pessoas; a aprender a ver e a enaltecer as suas virtudes (e não a reparar nos seus defeitos); a ter a humildade de reconhecer que posso estar errado e que outras pessoas podem ter razão; a sorrir mais; a prestar atenção aos pequenos pormenores; a dar carinho e compreensão.
Ver as pessoas à minha volta felizes enche-me de tal maneira a alma que eu próprio estou inebriado em felicidade, coisa que não sabia ser possível.

Tenho muita sorte na vida que tenho, e nunca me dei conta disso. Conheci pessoas fantásticas, partilhei sorrisos, conversas, abraços, beijos... Tenho uma família que me apoia, respeita e me dá carinho (coisa que eu nem sempre retribuí)... Não tenho muito dinheiro, mas o pouco que tenho é suficiente para ter conforto e comida.

Acho que é isto que se sente quando se pára para pensar que o mundo não gira à nossa volta, e que por vezes ser o actor secundário pode ser muito bom.

Tenham um bom fim de dia
blog comments powered by Disqus