terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009

Caros leitores,

Em primeiro lugar quero desde já blogar publicamente que vocês são os melhores leitores do mundo... assim para começar.

Quase findo este ano de 2009, que no meu caso foi repleto de mudanças repentinas, desde a mudança de País e o regresso à terra de Camões, José Sócrates, Júlia Pinheiro e Zezé Camarinha... das mudanças de casa, da mudança de empresa, a mudança de situação amorosa, de amigos, de número de telemóvel... até da mudança de roupa interior hoje pela manhã... Sinto-me na altura de fazer uma retrospectiva.

Quando olho para trás e tento pensar numa frase que resuma todo este ano, a verdade é que não me vem nada melhor do que, "Foi um ano do caralho".

E perguntam vocês:
- Daniel, tu que és tão acutilante e criativo nos simples e estúpidos textos com que nos brindas quase diariamente, que raios queres dizer com isso? E porquê recorrer ao palavrão?
Eu respondo, abertamente e compreensivo às vossas pertinentes dúvidas:
- Ora bem, quanto à segunda questão, eu sou nortenho e às vezes isto sai-me... mas voltando ao tema...

Este ano foi muito rico, tanto pelo lado positivo, como pelo lado negativo.
Conheci e despedi-me de pessoas fantásticas e também autênticas bestas, em doses bastante equilibradas... conheci coisas e lugares novos, alguns incríveis e interessantes, outros como a Buraca na Amadora... tive experiências novas, algumas fantásticas, outras dolorosas, e a maior parte agridoces... conheci o verdadeiro significado de alguns verbos, que até à data apenas sabia conjugar... descobri que às vezes quando temos receio vale a pena jogar ao ataque, e não fazer como o Jesualdo Ferreira nos jogos grandes... aprendi que não é necessário ser sempre perfeito nas coisas que faço, porque a verdade é que nunca ou quase nunca conseguimos sequer roçar a perfeição... percebi que mesmo nos momentos maus, se estivermos atentos há sempre coisas boas à nossa volta, e descobri que mesmo nos momentos bons há sempre coisas más à nossa volta... redescobri o prazer e o aborrecimento de estar sozinho... reavivei o que alguns chamarão criatividade, outros estupidez... encontrei novas formas de passar o tempo, e recuperei velhos costumes... reencontrei o prazer de socializar e da competição saudável... comecei a gostar do meu país e das pessoas do meu país na mesma proporção que abomino o facto de sermos tão socialmente correctos e culturalmente acanhados... senti a necessidade de dizer as coisas que me vão cá dentro, o que nem sempre cai bem... ainda não consigo fazer a cama todos os dias, nem baixar o tampo da sanita sempre que vou ao wc... já organizo a minha lista de compras e compro (quase) sempre o que necessito... ainda não sou capaz de ter uma conversa sobre o tempo de hoje em comparação com o do ano passado por esta data... já sou capaz de ter uma conversa com idosos sobre as diferenças das habilitações da 4ª classe de antigamente, com a licenciatura actual... ainda não sou capaz de me dar por completo às pessoas, mas já não tenho tantos problemas quanto ao contacto físico... sorrio muito mais do que antigamente e fiquei a saber que um sorriso aberto elimina algumas barreiras... sinto-me habilitado a ter uma conversa com malta que só fala de computadores; com o pessoal que só fala da bola; com os tipo que só curtem carros; e com os indivíduos que pensam que sabem de gajas...

Resumindo, e apesar de altos e baixos, qual preço dos combustíveis, este foi um ano de enorme aprendizagem e desenvolvimento pessoal...

Cumprimentos dos bons
Fiquem bem (:
blog comments powered by Disqus