quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Um post sobre a Restauração da Independência

Olá coleguinhas,

O meu humor hoje não é dos melhores, visto ser o meu primeiro dia de trabalho esta semana, mas também não é dos piores, porque fazendo as contas, faltam 3 dias para o próximo fim-de-semana...

Ontem foi feriado, e esteve um dia muito jeitoso para dormir e não fazer nenhum.
Para quem não sabe, ontem celebrava-se a Restauração da Independência, e o que significa isso? Perguntam alguns de vocês...
Ora bem, o cardeal-rei D. Henrique em 1580 sem ter designado um sucessor, bateu as botas. Entretanto Filipe II de Espanha, neto do rei português D. Manuel I (do qual, com grande probabilidade herdara a esperteza), invadiu Portugal, e submeteu-o a 60 anos de domínio, tornando-o (tal como ainda hoje pensam nos EUA)uma província espanhola.
Nós como preferimos um bom bacalhau a uma paella, e como eles não percebem o nosso humor e falam muito alto, não achamos grande piada, e chegamos à conclusão que uma revolução bem organizada nos poderia trazer a libertação.
Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.
A Duquesa foi presa (porque ao que parece tinha um cara engraçadinha), e o Secretário morto (porque consta que tinha uma cara menos engraçadinha).
Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de "O Restaurador".
Uma história bonita não é?! =)

E pronto, depois deste momento de cultura me despeço, desejando-vos um bom dia.

Fiquem bem
blog comments powered by Disqus